3 de janeiro de 2015

Sua Saúde: O que fazer quando a criança vomita.

0 comentários

04

Os vômitos na criança podem surgir devido a movimentos bruscos após comer como correr, saltar ou dançar, ingestão acidental de medicamentos ou consumo de alimentos estragados ou contaminados, por exemplo.

Quando a criança tem um episódio de vômito repentino sem outros sintomas associados, como febre, por exemplo, geralmente não é motivo para ir correndo para o pronto-socorro. Porém, é necessário ter alguns cuidados para evitar que a criança fique desidratada como:

1. Posicionar

​Sentar a criança, inclinar o tronco e segurar na testa até parar de vomitar, como mostra a primeira imagem, para facilitar a expulsão do vômito e evitar que a criança se engasgue. Caso a criança esteja deitada, deve-se virá-la de lado até parar de vomitar para evitar que sufoque com o próprio vômito.

2. Reidratar

Depois que a criança vomita é necessário dar para ela soluções de reidratação compradas na farmácia ou fazer soro caseiro. Para fazer o soro caseiro basta adicionar uma colher de sopa rasa de açúcar e uma colher de café de sal a 1 litro de água fervida.

3. Alimenta​r

Após 2 a 3 horas depois da criança vomitar pode comer alimentos leves e de fácil digestão como sopa, sucos, mingaus ou canja, por exemplo. Estes alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades para facilitar a digestão.

Porém, alimentos gordurosos como carnes vermelhas e os produtos lácteos devem ser evitados, pois são mais difíceis de digerir.

O que fazer quando o bebê vomita

Quando o bebê vomita é importante não insistir na mamada e, na refeição seguinte, deve-se dar de mamar ou a mamadeira como normalmente. Além disso, quando se deitar o bebê, ele deve ficar de lado e não de dorso, para evitar que sufoque, caso vomite.

Porém, é importante não confundir a golfada com o vômito, pois na golfada enquanto existe uma devolução do leite, sem esforço e logo em seguida à mamada, no vômito a devolução do leite é repentina, em jato e provoca sofrimento no bebê.

Quando ir ao pediatra

É necessário consultar o pediatra ou ir ao pronto-socorro quando, além de vômitos, a criança ou o bebê tiver:

  • Febre;
  • Diarreia;
  • Sinais de desidratação como lábios rachados ou pouca quantidade de urina com cor e cheiro forte.

Além disso, mesmo que a criança ou o bebê vomite sem febre, se os vômitos persistirem por mais de 1 dia também é recomendado consultar o pediatra ou ir ao pronto-socorro.

Leave a Reply