30 de agosto de 2011

Você se lembra de "MEGATOM"?

0 comentários
- Depois de fazer grande sucesso como o João Canabrava, na Escolinha do Professor Raimundo (1990), e como o Ribamar, em Sai de baixo (1996), Tom Cavalcante estreou seu próprio programa, o Megatom. Nele, o comediante interpretava cerca de 20 personagens, entre tipos cômicos e paródias de atores e cantores famosos, em esquetes cômicos e musicais que satirizavam fatos do cotidiano brasileiro. Também eram entrevistados convidados, como as cantoras Ivete Sangalo e Baby do Brasil, com quem Tom Cavalcante dividiu o palco na estréia.
- A maior parte dos personagens vividos por Tom Cavalcante no Megatom eram inéditos – como o pão-duro Figueira e a emergente Ivonete, que nunca se separava de sua cadela Tchutchuquinha –, mas também havia tipos já conhecidos do público, como o próprio João Canabrava e o aposentado Venâncio, que ele já apresentara no teatro.
- Outros personagens marcantes do Megatom foram Flamarion, um motorista de van bronco, do tipo que come rabada e guarda os ossinhos no bolso para chupar mais tarde; Merval, um otário que é passado para trás por todos, especialmente pela esposa; e Raymond, cabeleireiro gay que fazia o maior sucesso com as mulheres, para o seu desgosto.
- Um dos maiores destaques do programa foi o Pitbicha, uma brincadeira com a homossexualidade enrustida de certos jovens brigões, os pitboys. O quadro passaria a ser exibido, depois, no Zorra total.
- As gravações do programa aconteciam em São Paulo, no Teatro Ópera, com a participação de platéia e grande rotatividade no palco, já que os personagens nunca apareciam no mesmo cenário. Uma vez por mês eram gravadas externas, como uma sequência em um engarrafamento ou numa praia.
- Em maio de 2001, Megatom ficou fora da grade de programação por quatro semanas devido às transmissões do Campeonato Paulista de Futebol. Nesse período, Tom Cavalcante passou a participar dos programas Domingão do Faustão (1989) e Zorra total (1999). Em junho, a emissora decidiu suspender o programa.

Redação: Márcio Wilson, Adriana Chevaliera, Bernardo Guilherme, Marcelo Gonçalves, Beatriz Brandão, Giovana Hallack, Lena Gino, Chico Soares, Léo Jayme, Adão Iturrusgarai, Luiz Campos, Odete Damico
Supervisão de textos: Cláudio Paiva
Direção: Maurício Tavares, Mário Meirelles, Edson Erdmann, Roberto Talma
Período de exibição: 20/02/2000-29/04/2001
Horário: aos domingos, às 15h25


[Fontes: Boletim de programação da TV Globo fevereiro de 2000, maio de 2000, julho de 2000; “Globo volta a mexer no Megatom” In: O Estado de S. Paulo, 13/05/2001; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003; SALLUM, Erika, “Tom Cavalcante finalmente consegue estrear seu programa” In: Folha de S. Paulo, 20/02/2000]

Leave a Reply