20 de julho de 2011

Aplique efeitos especiais em suas fotos.

0 comentários
Muitas fotos que tiramos possuem um assunto principal que fica perdido no meio dos muitos elementos da imagem. Usar o foco seletivo para isolar aquele ponto da imagem do resto é uma técnica usada por fotógrafos profissionais.

Mesmo numa foto já tirada é possível aplicar o foco seletivo através do programa TiltShift Generator.

O programa pode ser usado de três maneiras. Acessando a página dele, você pode usar a versão on-line ou fazer o download da versão para PC, disponível na mesma página. Além disso, se você tem um iPhone, pode baixar na App Store o aplicativo.

O funcionamento do programa é idêntico nas versões off-line e on-line, e é bem simples. Você carrega a foto em que deseja aplicar o efeito clicando no botão Open e escolhendo a foto na sequência.

No canto esquerdo da janela, há um painel com controles deslizantes que aumentam ou diminuem o efeito aplicado na foto.

Para aplicar o foco seletivo, você precisa clicar no ponto central onde ele será aplicado. Por exemplo, entre os olhos da modelo. O programa pode aplicar um efeito radial, ou seja, em forma de círculo, ou linear, como uma faixa.

O controle Center radius aumenta ou diminui a ára de foco. O controle Strength aumenta ou diminui a intensidade do desfoque.

Além do foco, você também pode alterar a saturação, o contraste e o brilho por meio dos controles.

É possível ainda aplicar o efeito de vinheta, com o qual as bordas da foto são escurecidas por meio do controle Vignetting.

Fonte: José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 108 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Twitter @joseramalho

Leave a Reply