30 de setembro de 2010

Hoje tem debate na Globo

0 comentários

logo-eleicoes-2010___ A Rede Globo realiza nesta quinta-feira, dia 30, na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, o debate com os candidatos à Presidência da República. A transmissão começa às 22h30, após a novela Passione. Estão convidados os quatro candidatos dos partidos com representação na Câmara: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Mediado por William Bonner, o debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro, com temas determinados; o segundo e o quarto, com temas livres; e um último, para considerações finais. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, estarão José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio. Os candidatos terão 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Para o direito de resposta, que será analisado por Bonner e pela equipe de produção, o tempo será de um minuto.

As perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez em cada bloco, será seguido o método do matemático Oswald de Souza. Segundo essa regra, na abertura de cada bloco, o mediador sorteia o candidato que faz a primeira pergunta. O candidato sorteado então pergunta para candidato de sua livre escolha. O candidato que respondeu faz a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou, nem respondeu, e assim por diante. O último a perguntar no bloco formulará a questão, necessariamente, a quem o iniciou. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, mas, antes das perguntas, o mediador sorteia o tema a ser abordado.

Se algum candidato faltar, em cada bloco, um dos candidatos presentes poderá relatar ao público a pergunta que faria ao ausente. Ele terá 40 segundos para fazer isso. Relatada a pergunta, ele deverá escolher um dos candidatos presentes para fazer outra pergunta. A partir desse ponto, seguem-se as regras já descritas. O lugar destinado ao candidato ausente ficará vazio, com uma placa com o nome dele.

Cada participante pode ser acompanhado por até 10 assessores, sendo que apenas dois deles terão acesso ao candidato no estúdio durante o debate. Além disso, cada um pode convidar até 25 pessoas para estar na plateia. Ao término do debate, os candidatos darão uma entrevista coletiva de cinco minutos na sala da imprensa. A ordem das entrevistas foi determinada por sorteio. A candidata Dilma Rousseff será a primeira a falar com a imprensa, seguida de Plínio de Arruda Sampaio, José Serra e Marina Silva.

Post programado dia: 30/09 – 01:58

Leave a Reply

Marcadores

2008 (197) Arquivo (374) Bahia (7) BBB (62) Como Pensam... (11) Crônica (1) Culinária (9) Filmes (44) Humor (84) Ivete Sangalo (3) Música (214) Notícias (42) Novelas (3) Política (23) Saúde (25) Televisão (941) Variedades (183) Veneno (3) Vídeos (167)