22 de setembro de 2010

Dica: Esta ou Está? – Quando usar!

3 comentários

Se você ainda tem duvida de quando usar o “esta” e o “está” essa dica é para você.

Esta é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém. Sua sílaba tônica é “es” e não há necessidade de acento gráfico, pois é paroxítona terminada em “a”.

Exemplos:

  • Esta madeira é ótima para fabricação de móveis.
  • Sua obrigação é esta.

Atenção: O “esta” é usado para objetos que estão próximos de quem fala, caso contrário, deve-se usar outros pronomes demonstrativos femininos “essa” ou “aquela”.

Está é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu). O verbo “estar” indica estado, uma condição. Pode sugerir a posição de um ser ou coisa e é neste significado que mais ocorre dúvidas em relação ao pronome “esta”. A sílaba tônica é “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.

Exemplos:

  • Está tu feliz?
  • Onde você está?
  • Joana está estudando duas horas por dia.

3 Responses so far

  1. Anônimo says:

    Muito bom o seu exemplo bem esclarecedor... Obrigada

  2. Anônimo says:

    Fácil, claro e só não entende quem não quer...Obrigada

  3. Muito bom. Quero agradecer por existir pessoas como vocês que distribuem informações que nos ajudam a não maltratar nossa bela e complexa língua portuguesa. MUITO OBRIGAGO!!!

Leave a Reply

Marcadores

2008 (197) Arquivo (374) Bahia (7) BBB (62) Como Pensam... (11) Crônica (1) Culinária (9) Filmes (44) Humor (84) Ivete Sangalo (3) Música (214) Notícias (42) Novelas (3) Política (23) Saúde (25) Televisão (941) Variedades (183) Veneno (3) Vídeos (167)