18 de março de 2010

Rio de Janeiro X royalties – Egoísmo e prepotência.

1 comentários
Tenho evitado comentar sobre política neste blog, mas nem sempre se calar é a melhor opção. Estamos vendo agora, uma campanha louca do “Rio de Janeiro” com a divisão dos royalties provenientes da exploração do pré-sal, para quem não sabe os royalties são valores pagos pela utilização do espaço e pela exploração de um determinado produto. O que tem que ficar claro é que o Rio de Janeiro não pode receber 100% dos royalties, pois o petróleo é um bem comum de todos os brasileiros e segundo a nossa constituição, deverá ser repartido com todos os estados. O que é bom, deixar claro, também é que o Rio já é beneficiado com a geração de empregos, no estado, proveniente desta exploração e que o “estado’ nada investe, ou seja, não tem perda, apenas lucro com a exploração. O que o Governo Federal pretende, apenas e de forma justa é dá ao Rio de Janeiro o mesmo tratamento que a dado a outros estados. O Rio De Janeiro recebe royalties de outras exploração no Brasil e isso eles não reclamam.

O que me choca, é a participação de estrelas como Xuxa Meneghel nesta campanha, com seus discursos emocionados pela “Cidade Maravilhosa”. Deixar os royalties apenas com o Rio de Janeiro é roubar e continuar a distribuir a desigualdade social em nosso país. Na reportagem que vocês conferem abaixo, a apresentadora se coloca inconformada e indignada. Que pena, Xuxa, milhões de brasileiros, hoje, descobrem que seu coração Brasileiro, é apenas carioca.

Xuxa Meneguel entra na política e se emociona em discurso
Fonte: Bahia Noticias

Na tarde desta quarta-feira (17), Xuxa Meneghel e Letícia Spíller participaram da passeata em defesa ao Rio de Janeiro, evento organizado pela sociedade civil,que pretende coletar assinaturas para um abaixo assinado pelo veto à emenda Ibsen Pinheiro, que prevê a redistribuição recursos provenientes da exploração do petróleo no país, o pré-sal. Se aprovada, a emenda muda a divisão de royalties entre estados e municípios. Inconformada e indignada, Xuxa se emocionou durante o discurso que fez sobre a Cidade Maravilhosa.

One Response so far

  1. Boa Tarde. Gostaria de reproduzir teu comentário no meu blog.

    Abçs

Leave a Reply