19 de janeiro de 2010

Rede Globo, ela tem poder?

0 comentários
A paz da minha viagem de ônibus, hoje, foi interrompida por uma evangélica que resolveu “salvar” as almas que estavam no coletivo. Durante a sua pregação reparei que ela citou a novela “Viver a Vida” por umas 5 vezes, falando que nós não sabemos quando Deus ira cobrar pelos nosso atos, era um tal de Luciana para cá, Luciana para cá, que realmente me senti assistindo um resumo da novela global.

Confesso que não resistir e na primeira oportunidade que tive, perguntei a jovem senhora como ela sabia tanto da novela... ela no ato, não pensou duas vezes e disse: “Meu filho, eu perco o culto mas não perco a novela.”

Eu cordialmente rir, e ela segui o seu rumo. Fiquei ali parado, pensando no poder que a Globo tem nas vidas das pessoas.

Chegando ao trabalho, ao acessar a coluna de Alberto Pereira Jr. (Zapping) encontro a seguinte noticia: “Globo faz Rosas de Ouro mexer em samba-enredo”. Mais uma vez, é dado destaque ao poder da rede de televisão.

Mas o porquê de tanto poder? O que faz a Globo ser tão importante? Cheguei a algumas conclusões e vou compartilhar com você:

1. Na Globo você sabe que horas vai o seu programa preferido, sabe a duração dele, conhece o conteúdo... são mínimas a variação de horários. O que você começa ver na Globo, você termina vendo nela.

2. Erros acontecem em todos os lugares, mas na Globo você percebe que tudo é pensando... as coisas não acontecem por acaso, você não fica com a sensação que estão enchendo lingüiça.. lá ou tem assunto, ou não tem.

3. Mesmo se usando de produtos exibidos por outras emissoras, a Globo sempre consegue passar um ar de novidade... A Globo pode até copiar, mas ela inova.

4. As tragédias são tratadas como tragédias e não como palco para audiência fácil. Lá tem sensacionalismo, mas não deixam que ele seja maior que o fato jornalístico.

O que as outras emissoras já deveriam aprender é que, ficar na sombra da Globo, utilizando-se de suas migalhas, vivendo de copias não as ajudará a alcançar o império chamado: “ Rede Globo de Televisão”.

Leave a Reply